SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Os impactos da pandemia no exercício profissional de professores de dança em academias de Campo Grande (MS)A prática pedagógica dos professores de Educação Física: desafios para formação continuada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

FU, Ho Shin; SILVA, Pedro Henrique Bezerra da; BRASILEIRO, Lívia Tenorio  e  MELO, Marcelo Soares Tavares de. O ensino dos jogos chineses: contribuições interculturais nas aulas de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79850.  Epub 25-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79850.

O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. Para isso, a pesquisa configura-se como qualitativa do tipo participante, onde os procedimentos para coleta dos dados foram as filmagens e a observação-participante, enquanto que para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que o ensino dos jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu de forma significativa para que os estudantes conhecessem outra cultura, e no processo também desenvolvessem competências cognitivas e motoras através da sua prática. Com isso, concluímos que a presença desses jogos no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos e culturas.

Palavras-chave : Jogos chineses; Interculturalidade; Prática pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )