SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Sistema de protección del trabajo y del trabajador de la Educación Física: porque somos contra la regulación de la profesiónDanza en la escuela secundaria: experiencia con el uso de las TICs índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

FIGUEIREDO, Marcela Natalia Lima de; BRASILEIRO, Lívia Tenorio; SOUZA JUNIOR, Marcílio  y  MELO, Marcelo Soares Tavares de. O lúdico nas aulas do programa Segundo Tempo da cidade do Recife/PE. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80063.  Epub 15-Jun-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80063.

O estudo analisa como os professores de Educação Física do Programa Segundo Tempo da cidade do Recife/PE compreendem o Lúdico na sua prática pedagógica. Metodologicamente foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, a partir da hermenêutica-dialética, sendo os dados analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que os professores compreendem o Lúdico como vivência divertida, prazerosa e alegre através de jogos e brincadeiras, apesar da presença exclusivamente procedimental do Lúdico, ou seja, como estratégia para o alcance de objetivos para além da sua própria vivência, a exemplo do aprendizado de valores ou habilidades esportivas. Concluímos que se faz necessário compreender que a vivência com base no Lúdico não deveria necessariamente buscar algum produto, mas o usufruto do processo da própria vivência.

Palabras clave : Lúdico; Prática pedagógica; Programa segundo tempo; Educação física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )