SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Dança no ensino médio: experiência com o uso das TicsPara além da sala de aula: as atividades complementares na formação do/a professor/a de Educação Física da FEF/Unicamp índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MARIANTE NETO, Flávio Py; VASQUES, Daniel Giordani; FREITAS, Maitê Venuto de  e  STIGGER, Marco Paulo. A etiqueta da violência: mestre, irmãos de treino e família na equipe de MMA. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80367.  Epub 20-Nov-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80367.

O MMA, artes marciais mistas, é um esporte relativamente pouco estudado na Educação Física brasileira. Portanto, esse estudo pretende compreender de que formas as relações entre os atores de uma academia de MMA são construídas e como essas mesmas relações constroem etiquetas para lutar. A partir de uma incursão etnográfica foi possível identificar a existência de relações de interdependência entre os sujeitos da equipe: o “mestre” e os “irmãos de treino”. Essas relações foram sustentadas por laços afetivos e um conjunto de etiquetas que permitiram que a equipe se identificasse como uma “família”. Dentre as etiquetas que constituíram a “família”, destacam-se os diferentes usos e sentidos atribuídos à violência.

Palavras-chave : Artes marciais mistas; Etiqueta, Interdependência; Violência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )