SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64A etiqueta da violência: mestre, irmãos de treino e família na equipe de MMAO início de uma comunidade de prática: um estudo de caso com professores de natação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CIBIM, Julia Pichi  e  RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Para além da sala de aula: as atividades complementares na formação do/a professor/a de Educação Física da FEF/Unicamp. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80624.  Epub 20-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80624.

O ingresso na universidade proporciona experiências que vão além do ambiente acadêmico, possibilita uma nova visão de mundo e um crescimento pessoal, social e profissional. A partir desse contexto, essa pesquisa buscou compreender o papel das atividades complementares na formação dos/as alunos/as e egressos/as na graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/Unicamp). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, esta por meio de um questionário online, respondido por 55 participantes. Os dados foram analisados por meio da estatística analítica e da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as atividades complementares estão presentes na trajetória de grande parte dos/as alunos/as da FEF/Unicamp e tem um papel relevante em suas formações. Faz-se necessária a criação de políticas estudantis que garantam a participação democrática e igualitária de todos/as os/as alunos/as nessas atividades, assim como uma maior valorização desses espaços de formação.

Palavras-chave : Educação física; Atividades complementares; Formação profissional; Formação cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )