SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Para além da sala de aula: as atividades complementares na formação do/a professor/a de Educação Física da FEF/UnicampA mudança de compreensão de um formando em Educação Física acerca do sentido do componente curricular na escola: uma autoetnografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

RISTOW, Leonardo et al. O início de uma comunidade de prática: um estudo de caso com professores de natação. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80675.  Epub 20-Ago-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80675.

As comunidades de prática são ambientes de aprendizagem colaborativos utilizadas no desenvolvimento profissional em Educação Física. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi descrever os encontros de professores de natação com a intenção de formar uma comunidade de prática. Adotou-se procedimentos de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e estudo de caso. Participaram do estudo, duas professoras de natação e um facilitador. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados: escrita reflexiva, gravações dos encontros, entrevista em grupo focal, e mensagens de áudio e de texto em grupo de WhatsApp. A análise qualitativa dos dados ocorreu por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a forma como ocorreram as interações entre os membros, a definição dos desafios e a construção das estratégias caracterizam este grupo de professores como uma comunidade de prática em seu estágio inicial.

Palavras-chave : Desenvolvimento profissional; Natação; Comunidade de prática; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )