SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64O início de uma comunidade de prática: um estudo de caso com professores de nataçãoA Educação Física no modelo remoto em face à pandemia da COVID-19: reflexões de estudantes e professores sobre o ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MALLMANN, Anderson Henrique Rozek; GONZALEZ, Fernando Jaime  e  BORGES, Robson Machado. A mudança de compreensão de um formando em Educação Física acerca do sentido do componente curricular na escola: uma autoetnografia. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80676.  Epub 05-Jun-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80676.

Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais fatores induziram uma mudança conceitual de um formando em Educação Física, em relação à compreensão do sentido desse componente curricular na escola. Por meio de uma autoetnografia, durante 11 meses o autor analisou os trabalhos realizados em tarefas acadêmicas, as anotações em cadernos de disciplinas cursadas, as intervenções efetuadas como trabalho de campo e os questionários respondidos pelos seus alunos. Os resultados indicam que não foi um acontecimento único que induziu a mudança de compreensão, mas vários fatores. O principal deles foi a discussão, em um componente curricular, sobre o direito de aprendizagem dos discentes. Em menor medida, as intervenções nos trabalhos de campo realizadas em virtude de disciplinas acadêmicas, a constatação do interesse dos alunos ao experimentarem temas de ensino distintos dos que estavam acostumados e a testagem de conhecimentos estudados na universidade com seus próprios filhos, tiveram influência na mudança conceitual.

Palavras-chave : Educação física escolar; Práticas tradicionais; Mudança de concepção; Práticas inovadoras; Autoetnografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )