SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Physical Education in the remote model in the face of the COVID-19 pandemic: reflections by students and teachers on teaching-learningProfessional training and labor of world: an analysis of the lack of performance of bachelor’s degree in Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

TAVARES, Natacha da Silva et al. Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81049.  Epub June 30, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81049.

A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular.

Keywords : Ensino fundamental; Construção curricular; Educação básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )