SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Educación Física en el modelo remoto ante la pandemia COVID-19: reflexiones de estudiantes y docentes sobre la enseñanza-aprendizajeLa formación profesional y el mundo del trabajo: un análisis de la ausencia de atuacción de los licenciados en Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

TAVARES, Natacha da Silva et al. Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81049.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81049.

A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular.

Palabras clave : Ensino fundamental; Construção curricular; Educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )