SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64A Educação Física no modelo remoto em face à pandemia da COVID-19: reflexões de estudantes e professores sobre o ensino-aprendizagemFormação profissional e mundo do trabalho: uma análise sobre a não atuação dos bacharéis em Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

TAVARES, Natacha da Silva et al. Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81049.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81049.

A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular.

Palavras-chave : Ensino fundamental; Construção curricular; Educação básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )