SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Neglect, desorientation and continued (desin)formation: resonances in the curricular constructionThe use of renewing approaches in public tenders for Physical Education in the municipality of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SOUZA, Laysson Henrique Ferreira de; PIRES, Pedro Henrique Gibim; FRANCISCO, Marcos Vinicius  and  SOUZA, Thaís Godoi de. Formação profissional e mundo do trabalho: uma análise sobre a não atuação dos bacharéis em Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80283.  Epub Oct 01, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80283.

Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar as justificativas que levam os/as bacharéis em Educação Física a não atuarem na área de formação inicial. A pesquisa adotou a interlocução com referenciais pautados no materialismo histórico-dialético. Foi realizada em uma universidade de grande porte, localizada no interior do estado de São Paulo. Todos/as os/as formados/as do curso de bacharelado em Educação Física, no período de 2015-2018 foram convidados, por e-mail, a responder um questionário no Google Forms com questões abertas e fechadas, sendo que 56 contribuíram com a investigação. Os resultados apontaram que, pouco mais da metade dos/as participantes estão atuando na área (64,30%). Dos/as que não estão atuando, as principais justificativas centram-se nas precárias condições de trabalho, bem como na ausência de vagas e/ou oportunidades. Por fim, dos/as bacharéis, parcela expressiva não prosseguiu nos estudos (53,60%), contrariando os princípios para uma atuação profissional pautada em conhecimentos científicos.

Keywords : Educação física; Formação profissional; Mundo do trabalho; Egressos/as; Bacharelado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )