SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricularA utilização das abordagens renovadoras em concursos públicos para a Educação Física no município do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SOUZA, Laysson Henrique Ferreira de; PIRES, Pedro Henrique Gibim; FRANCISCO, Marcos Vinicius  e  SOUZA, Thaís Godoi de. Formação profissional e mundo do trabalho: uma análise sobre a não atuação dos bacharéis em Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80283.  Epub 01-Out-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80283.

Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar as justificativas que levam os/as bacharéis em Educação Física a não atuarem na área de formação inicial. A pesquisa adotou a interlocução com referenciais pautados no materialismo histórico-dialético. Foi realizada em uma universidade de grande porte, localizada no interior do estado de São Paulo. Todos/as os/as formados/as do curso de bacharelado em Educação Física, no período de 2015-2018 foram convidados, por e-mail, a responder um questionário no Google Forms com questões abertas e fechadas, sendo que 56 contribuíram com a investigação. Os resultados apontaram que, pouco mais da metade dos/as participantes estão atuando na área (64,30%). Dos/as que não estão atuando, as principais justificativas centram-se nas precárias condições de trabalho, bem como na ausência de vagas e/ou oportunidades. Por fim, dos/as bacharéis, parcela expressiva não prosseguiu nos estudos (53,60%), contrariando os princípios para uma atuação profissional pautada em conhecimentos científicos.

Palavras-chave : Educação física; Formação profissional; Mundo do trabalho; Egressos/as; Bacharelado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )