SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Professional training and labor of world: an analysis of the lack of performance of bachelor’s degree in Physical EducationPedagogical practices that won the “Educador Nota 10” award: evidences of innovation in Physical Education? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

MOURA, Iuri Leal  and  LIMA, Rogerio Mendes de. A utilização das abordagens renovadoras em concursos públicos para a Educação Física no município do Rio de Janeiro. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81309.  Epub Aug 20, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81309.

Procuramos compreender a relação das referências de concursos públicos para escolas que tenham unidades no município do Rio de Janeiro. Foi um estudo de tipo transversal, por analisar um ponto específico num dado momento, desenvolvido por levantamento de dados e questionário em uma perspectiva qualitativa. Apresentamos, através do levantamento bibliográfico, quais são as referências mais usadas nos últimos dez anos e relacionamos, através do questionário fechado, como os professores de Educação Física entendem a importância das abordagens e o que de fato utilizam. Para auxiliar na reflexão sobre o questionário utilizamos o tipo-ideal weberiano. Mais da metade da literatura utilizada em concursos públicos no Rio de Janeiro que tenham escolas no município exigem que seus professores, ao fazerem o concurso, dominem as Abordagens Renovadoras. Concluímos que, ainda que confusas, as abordagens aparecem no discurso dos participantes, principalmente aquelas que se relacionam direto com os PCN e com a Psicomotricidade.

Keywords : Educação Física; Ensino; Currículo; Concurso público.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )