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Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MOURA, Iuri Leal  e  LIMA, Rogerio Mendes de. A utilização das abordagens renovadoras em concursos públicos para a Educação Física no município do Rio de Janeiro. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81309.  Epub 20-Ago-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81309.

Procuramos compreender a relação das referências de concursos públicos para escolas que tenham unidades no município do Rio de Janeiro. Foi um estudo de tipo transversal, por analisar um ponto específico num dado momento, desenvolvido por levantamento de dados e questionário em uma perspectiva qualitativa. Apresentamos, através do levantamento bibliográfico, quais são as referências mais usadas nos últimos dez anos e relacionamos, através do questionário fechado, como os professores de Educação Física entendem a importância das abordagens e o que de fato utilizam. Para auxiliar na reflexão sobre o questionário utilizamos o tipo-ideal weberiano. Mais da metade da literatura utilizada em concursos públicos no Rio de Janeiro que tenham escolas no município exigem que seus professores, ao fazerem o concurso, dominem as Abordagens Renovadoras. Concluímos que, ainda que confusas, as abordagens aparecem no discurso dos participantes, principalmente aquelas que se relacionam direto com os PCN e com a Psicomotricidade.

Palavras-chave : Educação Física; Ensino; Currículo; Concurso público.

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