SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64The use of renewing approaches in public tenders for Physical Education in the municipality of Rio de JaneiroFamily, sweat and tears: the beginning of a (possible) professionalization trajectory for under-15 and under-17 players at a club from Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

GODOI, Marcos et al. Práticas pedagógicas vencedoras do prêmio “Educador Nota 10”: evidências de inovação na Educação Física?. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81336.  Epub Sep 01, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81336.

A literatura tem revelado exemplos de práticas exitosas e inovadoras, mas pouco se sabe sobre aquelas que são premiadas. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as práticas pedagógicas dos professores de educação física vencedores do prêmio Educador Nota 10. Este é um estudo multicasos, com dez professores premiados, cinco mulheres e cinco homens. A organização do prêmio produz vídeos com a prática dos vencedores, estes foram transcritos e analisados com base na análise temática continuada. Os resultados revelaram que as unidades temáticas (conteúdos) mais abordadas foram esportes, ginástica, jogos e brincadeiras. As práticas pedagógicas apresentaram estratégias didáticas diversificadas, mas com destaque para a experimentação, reflexão e reelaboração do conteúdo, a problematização do conteúdo e a realização de uma apresentação de culminância do projeto. Esta pesquisa coloca em evidência uma educação física inovadora, criativa, diversificada, significativa e que busca articular a teoria com a prática.

Keywords : Ensino; Didática; Educação física; Professores; Inovação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )