SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64El uso de enfoques renovadores en licitaciones públicas para Educación Física en el municipio de Rio de JaneiroFamilia, sudor y lágrimas: el inicio de una (posible) trayectoria de profesionalización de jugadores menores de 15 y menores de 17 en un club de Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

GODOI, Marcos et al. Práticas pedagógicas vencedoras do prêmio “Educador Nota 10”: evidências de inovação na Educação Física?. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81336.  Epub 01-Sep-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81336.

A literatura tem revelado exemplos de práticas exitosas e inovadoras, mas pouco se sabe sobre aquelas que são premiadas. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as práticas pedagógicas dos professores de educação física vencedores do prêmio Educador Nota 10. Este é um estudo multicasos, com dez professores premiados, cinco mulheres e cinco homens. A organização do prêmio produz vídeos com a prática dos vencedores, estes foram transcritos e analisados com base na análise temática continuada. Os resultados revelaram que as unidades temáticas (conteúdos) mais abordadas foram esportes, ginástica, jogos e brincadeiras. As práticas pedagógicas apresentaram estratégias didáticas diversificadas, mas com destaque para a experimentação, reflexão e reelaboração do conteúdo, a problematização do conteúdo e a realização de uma apresentação de culminância do projeto. Esta pesquisa coloca em evidência uma educação física inovadora, criativa, diversificada, significativa e que busca articular a teoria com a prática.

Palabras clave : Ensino; Didática; Educação física; Professores; Inovação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )