SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64A utilização das abordagens renovadoras em concursos públicos para a Educação Física no município do Rio de JaneiroFamília, suor e lágrimas: o início de uma (possível) trajetória de profissionalização para jogadoras de categorias sub-15 e sub-17 de um clube do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

GODOI, Marcos et al. Práticas pedagógicas vencedoras do prêmio “Educador Nota 10”: evidências de inovação na Educação Física?. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81336.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81336.

A literatura tem revelado exemplos de práticas exitosas e inovadoras, mas pouco se sabe sobre aquelas que são premiadas. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as práticas pedagógicas dos professores de educação física vencedores do prêmio Educador Nota 10. Este é um estudo multicasos, com dez professores premiados, cinco mulheres e cinco homens. A organização do prêmio produz vídeos com a prática dos vencedores, estes foram transcritos e analisados com base na análise temática continuada. Os resultados revelaram que as unidades temáticas (conteúdos) mais abordadas foram esportes, ginástica, jogos e brincadeiras. As práticas pedagógicas apresentaram estratégias didáticas diversificadas, mas com destaque para a experimentação, reflexão e reelaboração do conteúdo, a problematização do conteúdo e a realização de uma apresentação de culminância do projeto. Esta pesquisa coloca em evidência uma educação física inovadora, criativa, diversificada, significativa e que busca articular a teoria com a prática.

Palavras-chave : Ensino; Didática; Educação física; Professores; Inovação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )