SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Práticas pedagógicas vencedoras do prêmio “Educador Nota 10”: evidências de inovação na Educação Física?O olhar dos alunos dos cursos de Educação Física das universidades públicas federais do estado do Rio de Janeiro sobre os programas de iniciação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

BURCH, Martina  e  KESSLER, Cláudia Samuel. Família, suor e lágrimas: o início de uma (possível) trajetória de profissionalização para jogadoras de categorias sub-15 e sub-17 de um clube do Rio Grande do Sul. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81858.  Epub 15-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81858.

O presente artigo tem como objetivo analisar a constituição “profissional” de carreiras esportivas de jogadoras das equipes sub-15 e sub-17 no Esporte Clube Pelotas/Phoenix, no interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, utilizando-se de observação participante e entrevistas semi-estruturadas realizadas em 2017. Ao longo deste estudo, identificou-se que fatores como recursos financeiros, mudanças no calendário de competições, apoio familiar afetam diretamente as perspectivas de consolidação da carreira de jovens atletas. Conclui-se, pelos relatos ouvidos, que a constituição “profissional” da carreira dessas atletas era perpassada por atos de resiliência e rebeldia, tendo em vista que, para persistir na modalidade, precisavam constantemente reforçar seu desejo de continuidade na prática e, por vezes, estabelecer conflitos com os desejos de suas famílias de origem.

Palavras-chave : Futebol de mulheres; Formação profissional; Juventude.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )