SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Family, sweat and tears: the beginning of a (possible) professionalization trajectory for under-15 and under-17 players at a club from Rio Grande do SulThe state of Paraná and the budget for sport - 2002 to 2018 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

CARNEIRO, Elaine de Brito  and  MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. O olhar dos alunos dos cursos de Educação Física das universidades públicas federais do estado do Rio de Janeiro sobre os programas de iniciação científica. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81970.  Epub Oct 25, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81970.

A Iniciação Científica (IC) ocorre nas universidades brasileiras desde 1950 e, na Educação Física brasileira, os estudos sobre os programas de IC datam de 1999. Esta pesquisa apresentou como objetivo investigar o papel da IC na formação profissional em Educação Física em Universidades Públicas Federais do Estado do Rio de Janeiro. Na metodologia, utilizamos o método indutivo com viés exploratório, onde os instrumentos para a coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada. O referencial teórico foi fundamentado nas ideias de Diniz-Pereira, Latour e Woolgar. A amostra foi constituída por alunos e ex-alunos dos programas de IC dos cursos de Educação Física da UFRJ, da UFRRJ e da UFF. Os resultados mostraram que os programas de IC vêm favorecendo os alunos a obterem uma formação mais abrangente com aprofundamento dos conteúdos da área; um melhor rendimento acadêmico, além de possibilitar ingressarem nos programas de pós-graduação Stricto sensu logo após o término do curso.

Keywords : Formação docente; Iniciação científica; Educação física; Pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )