SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Association between declarative tactical knowledge and the anxiety level of young futsal practitionersTradition and identity: the Ticumbi of Itaúnas on stage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

BANDEIRA, Charles da Costa  and  GONCALVES, Arisson Vinícius Landgraf. Educação Física e Cinema: problematizando a figura do coach-teacher entre professores e professoras da rede pública da cidade do Rio Grande - RS. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e82681.  Epub Sep 10, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82681.

O presente artigo objetiva descrever como duas produções cinematográficas norte-americanas são problematizadas por docentes de Educação Física atuantes nos anos finais do ensino fundamental na rede pública de Rio Grande - RS. Para isso, lançamos mão do método do grupo focal. Como disparador da discussão temática, foi utilizado material audiovisual produzido com fragmentos de obras cinematográficas Coach Carter e Remember The Titans, exibido para os participantes da pesquisa. A análise dos dados se deu através da Análise Textual Discursiva, possibilitando a criação de quatro categorias: 1) o professor de Educação Física brasileiro e a figura do coach-teacher; 2) esporte na escola; 3) potencialidade do cinema na Educação Física escolar; 4) o professor de Educação Física e seu papel social. Como resultado, observou-se a consolidação da compreensão do coach-teacher enquanto um agregado de características e atitudes pedagógicas e sociais exercidas no cotidiano dos participantes da pesquisa em sua atuação docente.

Keywords : Educação Física escolar; Cinema; Esporte; Coach-teacher.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )