SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Associação entre o conhecimento tático declarativo e o nível de ansiedade de jovens praticantes de futsalTradição e identidade: o Ticumbi de Itaúnas em cena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

BANDEIRA, Charles da Costa  e  GONCALVES, Arisson Vinícius Landgraf. Educação Física e Cinema: problematizando a figura do coach-teacher entre professores e professoras da rede pública da cidade do Rio Grande - RS. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e82681.  Epub 10-Set-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82681.

O presente artigo objetiva descrever como duas produções cinematográficas norte-americanas são problematizadas por docentes de Educação Física atuantes nos anos finais do ensino fundamental na rede pública de Rio Grande - RS. Para isso, lançamos mão do método do grupo focal. Como disparador da discussão temática, foi utilizado material audiovisual produzido com fragmentos de obras cinematográficas Coach Carter e Remember The Titans, exibido para os participantes da pesquisa. A análise dos dados se deu através da Análise Textual Discursiva, possibilitando a criação de quatro categorias: 1) o professor de Educação Física brasileiro e a figura do coach-teacher; 2) esporte na escola; 3) potencialidade do cinema na Educação Física escolar; 4) o professor de Educação Física e seu papel social. Como resultado, observou-se a consolidação da compreensão do coach-teacher enquanto um agregado de características e atitudes pedagógicas e sociais exercidas no cotidiano dos participantes da pesquisa em sua atuação docente.

Palavras-chave : Educação Física escolar; Cinema; Esporte; Coach-teacher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )