SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Tradição e identidade: o Ticumbi de Itaúnas em cenaMotivação profissional na Educação Física Escolar adaptada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

REIS, Leoncio José de Almeida  e  CAVICHIOLLI, Fernando Renato. Competição e violência simbólica em jogos online: reflexões a partir do World of Warcraft. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e83754.  Epub 30-Nov-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83754.

Dentre as modalidades de jogos digitais têm crescido os chamados jogos online multiplayers, jogos nos quais vários jogadores competem, interagem e socializam mesmo estando distantes geograficamente. O presente texto é um recorte de pesquisa de caráter etnográfico que utilizou o World of Warcraft e seu mundo virtual como campo de estudo. Buscou-se, a partir de aproximações e analogias com as práticas esportivas, problematizar atividades específicas realizada no universo virtual do jogo, mais relacionadas à competição. Destacou-se questões relacionadas à violência simbólica, à racionalização e à quantificação do desempenho. Percebeu-se que as relações estabelecidas no universo do jogo não são necessariamente harmônicas e nem sempre a interação se dá de forma amistosa, cordial ou pacífica. Cobranças acintosas, xingamentos e comentários depreciativos foram frequentemente observados.

Palavras-chave : Conflito; Violência simbólica; Competição; Jogos digitais; Jogos eletrônicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )