SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64La motivación profesional en el área de Educación Física adaptadaFútsal femenino: indicadores del entorno de entrenamiento de las deportistas de la selección brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

FRASSON, Jessica Serafim; BOROWSKI, Eduardo Batista von  y  WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79622.  Epub 05-Ago-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79622.

O presente texto é fruto de uma tese de doutorado e tem como objetivo apresentar as práticas científicas dos grupos de pesquisa da região sul do Brasil que pesquisam o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico vinculado a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível compreender que as práticas científicas são orientadas político-epistemologicamente e indicam não apenas aquilo que os agentes fazem e a forma que fazem, mas, sobretudo, os interesses e intencionalidades que orientam as suas ações e disposições no espaço social;pois, suas agendas de pesquisas, os caminhos metodológicos, as problematizações e as produções científicas estão intimamente articuladas as suas bases político-epistemológicas e, portanto, concepções de mundo, de educação e de Educação Física escolar.

Palabras clave : Subcampo acadêmico-científico; Educação física escolar; Grupo de pesquisa; Prática científica; Epistemologias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )