SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Motivação profissional na Educação Física Escolar adaptadaFutsal feminino: indicadores do ambiente de formação de atletas da seleção brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

FRASSON, Jessica Serafim; BOROWSKI, Eduardo Batista von  e  WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79622.  Epub 05-Ago-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79622.

O presente texto é fruto de uma tese de doutorado e tem como objetivo apresentar as práticas científicas dos grupos de pesquisa da região sul do Brasil que pesquisam o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico vinculado a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível compreender que as práticas científicas são orientadas político-epistemologicamente e indicam não apenas aquilo que os agentes fazem e a forma que fazem, mas, sobretudo, os interesses e intencionalidades que orientam as suas ações e disposições no espaço social;pois, suas agendas de pesquisas, os caminhos metodológicos, as problematizações e as produções científicas estão intimamente articuladas as suas bases político-epistemológicas e, portanto, concepções de mundo, de educação e de Educação Física escolar.

Palavras-chave : Subcampo acadêmico-científico; Educação física escolar; Grupo de pesquisa; Prática científica; Epistemologias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )