SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64E-Sports: una práctica deportiva actualLa Educación Física como asignatura escolar: reflexiones sobre la disciplinaridad en la educación escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

PAIXAO, Jairo Antônio da. Práticas de formação pedagógica por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física mediadas pelo estágio supervisionado. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80909.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80909.

O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura é o momento da formação inicial em que, pela imersão no campo de trabalho, o futuro professor entra em contato com a realidade social concreta da ambiência escolar, colocando-se diante da complexidade da ação docente. Nessa perspectiva, o presente artigo relata a vivência de práticas de formação pedagógica por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, MG no decorrer do Estágio Supervisionado I, em escolas da rede pública na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de experiências que se deram por meio da realização de um conjunto de ações como leituras, discussões e reflexões que culminaram na ambiência escolar e que oportunizaram aos estagiários vivenciar, de forma intensa e ativa, situações concretas no processo ensino aprendizagem dos conteúdos da Educação Física nos diferentes níveis que compõem a educação básica.

Palabras clave : Estágio supervisionado; Educação física; Escola; Educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )