SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64A Educação Física como disciplina escolar: reflexões sobre a disciplinaridade no ensino escolarA escola sem corpo: considerações acerca da crise de legitimidade da Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MILANI, Michael Flores; GOMES, Gabriel Vielmo  e  SOUZA, Maristela da Silva. O atual cenário da formação docente no Brasil: os desdobramentos da BNCC nos cursos de licenciatura. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79829.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79829.

O presente artigo objetiva entender as implicações das políticas educacionais no contexto atual da formação de professores, em específico na área da Educação Física. Partimos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dialogando com a Resolução 2/2019, até as repercussões nas novas legislações, gestadas pós BNCC, as quais têm norteado inúmeras políticas socioeducativas, entre elas, a proposta do Programa Residência Pedagógica (PRP). Os resultados, elaborados a partir de leituras de materiais e documentos, apontam que a BNCC propõe a formação docente a partir de competências e habilidades, configuradas em um caráter tecnocrático/tecnicista. Tem-se assim, uma formação muito mais prática, descaracterizada de análises críticas.

Palavras-chave : Políticas educacionais; Base nacional comum curricular; Programa residência pedagógica; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )