SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64The current scenario of teaching training in Brazil: the developments of BNCC in licensing coursesThe make-believe games in the Physical Education academic-scientific productions with early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

BEZERRA, Harrison de Souza  and  FURTADO, Renan Santos. A escola sem corpo: considerações acerca da crise de legitimidade da Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80519.  Epub June 30, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80519.

Este trabalho consiste em discutir a crise de legitimidade da Educação Física escolar a partir da categoria “corpo”. Questiona-se sobre o descrédito da disciplina na ambiência escolar, apesar da sua legalidade e inquestionáveis avanços teóricos. Destaca-se a relação intrínseca entre corpo e escola na consolidação do projeto capitalista. Avança nas reflexões contextualizando o debate em torno do Movimento Renovador da Educação Física, especialmente sobre a pedagogia crítica de orientação marxista. Aponta limites nas suas acepções de corpo, no geral, instrumentalizado em prol da assimilação de conteúdo mental ou da consciência crítica. Não se trata, com isto, de negar as formas clássicas de educação escolar, mas de afirmar o lugar do corpo e, para extensão, das práticas corporais e da Educação Física na escolarização de crianças, jovens e adultos, já que a própria estrutura (física e teórica) escolar foi historicamente projetada de modo a negar e imobilizar a corporalidade dos indivíduos.

Keywords : Escola; Educação física escolar; Legitimidade; Corpo; Pedagogia marxista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )