SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64El escenario actual de la formación docente en Brasil: los desarrollos del BNCC en los cursos de pregradoLos juegos de hace de cuenta en las producciones académico-científica de la Educación Física con la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

BEZERRA, Harrison de Souza  y  FURTADO, Renan Santos. A escola sem corpo: considerações acerca da crise de legitimidade da Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80519.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80519.

Este trabalho consiste em discutir a crise de legitimidade da Educação Física escolar a partir da categoria “corpo”. Questiona-se sobre o descrédito da disciplina na ambiência escolar, apesar da sua legalidade e inquestionáveis avanços teóricos. Destaca-se a relação intrínseca entre corpo e escola na consolidação do projeto capitalista. Avança nas reflexões contextualizando o debate em torno do Movimento Renovador da Educação Física, especialmente sobre a pedagogia crítica de orientação marxista. Aponta limites nas suas acepções de corpo, no geral, instrumentalizado em prol da assimilação de conteúdo mental ou da consciência crítica. Não se trata, com isto, de negar as formas clássicas de educação escolar, mas de afirmar o lugar do corpo e, para extensão, das práticas corporais e da Educação Física na escolarização de crianças, jovens e adultos, já que a própria estrutura (física e teórica) escolar foi historicamente projetada de modo a negar e imobilizar a corporalidade dos indivíduos.

Palabras clave : Escola; Educação física escolar; Legitimidade; Corpo; Pedagogia marxista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )