SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64The school without body: considerations about the legitimacy crisis of Physical EducationA mapping of theses and dissertations about rhythmic gymnastics in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

MELLO, André da Silva; SCOTTA, Bianca Andreatta  and  MARCHIORI, Alexandre Freitas. As brincadeiras de faz de conta nas produções acadêmico-científicas da Educação Física com a educação infantil. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77592.  Epub May 10, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77592.

Analisa o modo como as produções acadêmico-científicas no campo de Educação Física têm discutido as brincadeiras de faz de conta na Educação Infantil, identificando os autores de base, as áreas do conhecimento e os principais conceitos que subsidiam essas produções. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, que utilizou como fontes o Catálogo de Teses e Dissertações e o Portal de Periódicos da Capes. O corpus do estudo é constituído por 15 produções. Os autores de base mobilizados pela Educação Física para discutir as brincadeiras de faz de conta na Educação Infantil são: Vygotsky, Piaget, Benjamin, Merleau-Ponty, Corsaro e Certeau. Por meio dos conceitos postulados por esses autores, as produções analisadas buscam reconhecer e valorizar as agências das crianças, as suas autorias e as suas produções culturais nas experiências que estabelecem com as brincadeiras de faz de conta no contexto da Educação Infantil.

Keywords : Faz-de-conta; Educação física; Educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )