SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64A escola sem corpo: considerações acerca da crise de legitimidade da Educação FísicaUm mapeamento de teses e dissertações sobre ginástica rítmica no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MELLO, André da Silva; SCOTTA, Bianca Andreatta  e  MARCHIORI, Alexandre Freitas. As brincadeiras de faz de conta nas produções acadêmico-científicas da Educação Física com a educação infantil. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77592.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77592.

Analisa o modo como as produções acadêmico-científicas no campo de Educação Física têm discutido as brincadeiras de faz de conta na Educação Infantil, identificando os autores de base, as áreas do conhecimento e os principais conceitos que subsidiam essas produções. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, que utilizou como fontes o Catálogo de Teses e Dissertações e o Portal de Periódicos da Capes. O corpus do estudo é constituído por 15 produções. Os autores de base mobilizados pela Educação Física para discutir as brincadeiras de faz de conta na Educação Infantil são: Vygotsky, Piaget, Benjamin, Merleau-Ponty, Corsaro e Certeau. Por meio dos conceitos postulados por esses autores, as produções analisadas buscam reconhecer e valorizar as agências das crianças, as suas autorias e as suas produções culturais nas experiências que estabelecem com as brincadeiras de faz de conta no contexto da Educação Infantil.

Palavras-chave : Faz-de-conta; Educação física; Educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )