SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Un mapeo de tesis y disertaciones sobre la gimnasia rítmica en BrasilUma propuesta para la producción de la evaluación de la Educación Física en educación infantil: uma experiencia basada en la educación continua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

PROENCA, Victor Henrik Lemos de; MANZATO, Mariana Heloisa  y  SANT’ANA, Paula Grippa. Metodologias de ensino do karatê-do shotokan para crianças. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78562.  Epub 14-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78562.

O presente artigo tem como objetivo, caracterizar as diferentes metodologias de ensino do Karatê-Do Shotokan para crianças. Utilizando-se de uma pesquisa realizada de forma indireta, por meio de uma revisão bibliográfica. Onde encontrou-se, que as lutas são manifestações elementares da cultura corporal, sofrendo ao longo do tempo constantes modificações, culminando no surgimento de inúmeras lutas ou artes marciais. Entre elas o Karatê-Do Shotokan, tendo como forma tradicional de ensino os três K, pautado no método analítico. Entretanto, no processo de ensino torna-se importante permitir conhecimentos da ciência e da pedagogia do esporte, através das dimensões do ensino e de métodos de ensino global das lutas. E concluiu-se, que para a evolução das crianças no Karatê-Do Shotokan é necessário se pensar em mecanismos pedagógicos, com objetivos claros e concretos, utilizando dos métodos parcial e global, fundamentados nas dimensões do ensino.

Palabras clave : Karatê-do shotokan; Artes marciais; Metodologias de ensino das lutas; Pedagogia das lutas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )