SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64A proposal for the production of the evaluation of Physical Education in child education: an experience based on continuing educationGymnastics for all and the Bahia that is not seem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho; GARCIA, Silas Alberto  and  LAZZAROTTI FILHO, Ari. Sociologia clássica e Educação Física brasileira: o lugar de Émile Durkheim. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e82962.  Epub Sep 10, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82962.

Este artigo procura refletir sobre a presença ocupada pelo sociólogo francês Émile Durkheim na produção científica do campo da Educação Física brasileira. Para tanto, parte de uma revisão sistemática de literatura em três periódicos científicos da área, a saber: Revista Movimento; Revista Pensar a Prática e Revista Motrivivência. A partir disso, os resultados e considerações finais apontam que: 1) Émile Durkheim é, quantitativamente, pouco utilizado na produção científica da Educação Física brasileira; 2) Apesar de pouco acionado, parece haver caminhos teóricos por onde as discussões entre as subáreas sociocultural e pedagógica da Educação Física brasileira e Émile Durkheim possam acontecer.

Keywords : Émile Durkheim; Educação física; Pesquisa científica; Epistemologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )