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Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho; GARCIA, Silas Alberto  e  LAZZAROTTI FILHO, Ari. Sociologia clássica e Educação Física brasileira: o lugar de Émile Durkheim. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e82962.  Epub 10-Set-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82962.

Este artigo procura refletir sobre a presença ocupada pelo sociólogo francês Émile Durkheim na produção científica do campo da Educação Física brasileira. Para tanto, parte de uma revisão sistemática de literatura em três periódicos científicos da área, a saber: Revista Movimento; Revista Pensar a Prática e Revista Motrivivência. A partir disso, os resultados e considerações finais apontam que: 1) Émile Durkheim é, quantitativamente, pouco utilizado na produção científica da Educação Física brasileira; 2) Apesar de pouco acionado, parece haver caminhos teóricos por onde as discussões entre as subáreas sociocultural e pedagógica da Educação Física brasileira e Émile Durkheim possam acontecer.

Palavras-chave : Émile Durkheim; Educação física; Pesquisa científica; Epistemologia.

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