SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Book review “Sport in the 2018 elections: candidates for the presidency of the republic and the governments of the states”For the centrality of the praxis: the corporal culture as the way of overcome the dissociation between theory and practice at the Physical Education classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

MELO, Gertrudes Nunes de et al. Práticas corporais de aventura como conteúdos nas aulas de Educação Física do IFPB. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79944.  Epub July 30, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79944.

Objetivou-se analisar a presença das Práticas Corporais de Aventura (PCA’s) enquanto conteúdo nos planos de ensino da Educação Física no Instituto Federal da Paraíba - IFPB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise documental. Os dados foram compostos por meio de busca eletrônica em sites oficiais do IFPB que possibilitou analisar 129 planos da disciplina Educação Física. Os resultados apontam que as PCA’s constituem conteúdo pouco ofertado nas aulas de Educação Física, visto que identificou-se a ausência deste conteúdo em alguns campi, a oferta do referido tema em apenas um momento do curso ou somente em séries iniciais, dispondo apenas dois campi com o conteúdo em quase todo o ensino médio. Conclui-se que as PCA’s necessitam ser inseridas nos planos de ensino, uma vez que há inúmeras possibilidades de aplicação deste conteúdo. Sugere-se a realização de formações continuadas afim de ampliar as possibilidades de aplicabilidade destes conteúdos na escola.

Keywords : Práticas corporais de aventura; Educação física; Ensino; Formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )