SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Reseña del libro “El deporte en las elecciones de 2018: candidatos a la presidencia de la república y gobiernos estatales”Por la centralidad de la praxis: la cultura corporal como camino de superación de la disociación entre teoría y práctica en las clases de Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

MELO, Gertrudes Nunes de et al. Práticas corporais de aventura como conteúdos nas aulas de Educação Física do IFPB. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79944.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79944.

Objetivou-se analisar a presença das Práticas Corporais de Aventura (PCA’s) enquanto conteúdo nos planos de ensino da Educação Física no Instituto Federal da Paraíba - IFPB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise documental. Os dados foram compostos por meio de busca eletrônica em sites oficiais do IFPB que possibilitou analisar 129 planos da disciplina Educação Física. Os resultados apontam que as PCA’s constituem conteúdo pouco ofertado nas aulas de Educação Física, visto que identificou-se a ausência deste conteúdo em alguns campi, a oferta do referido tema em apenas um momento do curso ou somente em séries iniciais, dispondo apenas dois campi com o conteúdo em quase todo o ensino médio. Conclui-se que as PCA’s necessitam ser inseridas nos planos de ensino, uma vez que há inúmeras possibilidades de aplicação deste conteúdo. Sugere-se a realização de formações continuadas afim de ampliar as possibilidades de aplicabilidade destes conteúdos na escola.

Palabras clave : Práticas corporais de aventura; Educação física; Ensino; Formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )