SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Prácticas corporativas de aventura como contenido en las aulas de Educación Física de la IFPBPolíticas públicas deportivas en espacios públicos urbanos: una revisión bibliográfica sobre proyectos deportivos de participación en el litoral brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

CASTRO, Matheus Rufino. Pela centralidade da práxis: a cultura corporal como forma de superação ontológica da dissociação entre teoria e prática nas aulas de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81440.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81440.

Este estudo almeja analisar a pertinência do marxismo como forma de compreensão e atuação na realidade, em especial suas potencialidades na estruturação de uma abordagem pedagógica para a Educação Física Escolar, tendo em vista os avanços frutos da elaboração da abordagem crítico-superadora pelo Coletivo de Autores. Para tanto, entendemos que o materialismo histórico e dialético, por meio do conceito de práxis, nos fornece as condições de superação da dicotomia teoria e prática, que ainda se encontram presentes no debate epistemológico e ontológico desse campo de conhecimento. Compreendemos que essa dicotomia seja fruto das contradições sociais próprias do capitalismo, logo, sua crítica não pode se limitar ao campo subjetivo, sendo a sua superação produto de uma ação no âmbito objetivo, o que resgata o conceito de práxis como elemento de compreensão da relação entre sujeito e sociedade.

Palabras clave : Práxis; Cultura corporal; Educação física escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )