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Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CASTRO, Matheus Rufino. Pela centralidade da práxis: a cultura corporal como forma de superação ontológica da dissociação entre teoria e prática nas aulas de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81440.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81440.

Este estudo almeja analisar a pertinência do marxismo como forma de compreensão e atuação na realidade, em especial suas potencialidades na estruturação de uma abordagem pedagógica para a Educação Física Escolar, tendo em vista os avanços frutos da elaboração da abordagem crítico-superadora pelo Coletivo de Autores. Para tanto, entendemos que o materialismo histórico e dialético, por meio do conceito de práxis, nos fornece as condições de superação da dicotomia teoria e prática, que ainda se encontram presentes no debate epistemológico e ontológico desse campo de conhecimento. Compreendemos que essa dicotomia seja fruto das contradições sociais próprias do capitalismo, logo, sua crítica não pode se limitar ao campo subjetivo, sendo a sua superação produto de uma ação no âmbito objetivo, o que resgata o conceito de práxis como elemento de compreensão da relação entre sujeito e sociedade.

Palavras-chave : Práxis; Cultura corporal; Educação física escolar.

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