SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Pela centralidade da práxis: a cultura corporal como forma de superação ontológica da dissociação entre teoria e prática nas aulas de Educação FísicaOrganização das ações em sistemas ofensivos no goalball índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

ZAMBONI, Kaio Julio; ORDONHES, Mayara Torres; COSTA, Isabelle Plociniak  e  CAVICHIOLLI, Fernando Renato. Políticas públicas esportivas nos espaços públicos urbanos: uma revisão bibliográfica sobre os projetos esportivos de participação no litoral brasileiro. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80520.  Epub 30-Set-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80520.

Este estudo objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas esportivas relacionadas a prática dos esportes de participação no litoral brasileiro. Realizou-se uma revisão de literatura nas bases Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e o Portal de Periódicos da Capes. Após a realização do levantamento de dados, os textos foram analisados e agrupados de acordo com suas temáticas semelhantes. Com isso, foram enumeradas seis temáticas, sendo elas: (1) equipamentos disponíveis para a prática esportiva; (2) programas de incentivo ao esporte de participação; (3) inclusão social através do esporte; (4) promoção da saúde; (5) apropriação irregular de iniciativa privada e (6) ação do Estado sobre as atividades desenvolvidas nas praias brasileiras. Através do levantamento, pode-se afirmar que no litoral brasileiro existem projetos, eventos e atividades que fomentam a prática do esporte de participação nas praias, entretanto, parece haver pouco interesse das entidades governamentais em administrar este tipo de política pública.

Palavras-chave : Educação Física; Políticas públicas; Esporte de Participação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )