SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64As recomendações para a participação de atletas transgênero no esporteJogos eletrônicos e Educação Física: uma opção para os anos iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SILVA, Beatriz Barreto e  e  MEZZAROBA, Cristiano. Resenha do livro Educação Física e sexualidade: desafios educacionais. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e83377.  Epub 20-Out-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83377.

O presente texto apresenta uma resenha do livro “Educação Física e sexualidade: desafios educacionais”, organizado por Priscila Gomes Dornelles, Ileana Wenetz e Maria Simone Vione Schwengber, publicado pela Editora Unijuí em 2017. A obra é composta por seis capítulos, com pesquisas de renomados(as) pesquisadores(as) que se propuseram a investigar as possíveis relações entre as questões de gênero e sexualidade no âmbito da Educação Física, evidenciando as contribuições desse campo de conhecimento nos processos de fortalecimento de perspectivas de gênero e sexualidade determinadas a partir das características anatômicas e fisiológicas de cada sujeito. Em síntese, as pesquisas apresentadas servem como um indicativo de que a Educação Física escolar se caracteriza como uma disciplina que, seja a partir dos seus discursos, seja pelas práticas pedagógicas ou silenciamentos, potencializa a normalização de comportamentos fundamentados pela conexão e dependência entre as categorias sexo-gênero-sexualidade.

Palavras-chave : Resenha; Sexualidade; Gênero; Educação física; Contexto pedagógico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )