SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Review of the book: Physical Education and sexuality: educational challengesPostcritical ethnography as a way of researching the pedagogical practice of cultural Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SILVA, Marcelo Andrade. Jogos eletrônicos e Educação Física: uma opção para os anos iniciais do ensino fundamental. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77451.  Epub July 14, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77451.

O presente texto tem por objetivo relatar a experiência sobre a utilização de jogos eletrônicos como objeto de conhecimento no ensino fundamental, do 3º ao 5º ano, durante o período de pandemia de COVID-19, considerando o distanciamento social e realização de aulas síncronas de forma remota. Como metodologia para o mapeamento da compreensão dos alunos sobre a temática foram utilizados dois questionários, sendo um semiestruturado analisado através do método de análise de conteúdo por categorias não-apriorísticas e outro estruturado fechado. Os principais resultados alcançados foram: participação expressiva dos alunos, identificação de características provenientes do uso dos jogos, possibilidade de articulação dos conhecimentos e peculiaridades de sua utilização, além do desenvolvimento da ressignificação e de sua adaptação.

Keywords : Educação física escolar; Currículo; Jogos eletrônicos; Ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )