SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Reseña del libro: Educação Física e sexualidade: desafios educacionaisLa etnografía poscrítica como forma de investigar la práctica pedagógica de la Educación Física cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SILVA, Marcelo Andrade. Jogos eletrônicos e Educação Física: uma opção para os anos iniciais do ensino fundamental. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77451.  Epub 14-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77451.

O presente texto tem por objetivo relatar a experiência sobre a utilização de jogos eletrônicos como objeto de conhecimento no ensino fundamental, do 3º ao 5º ano, durante o período de pandemia de COVID-19, considerando o distanciamento social e realização de aulas síncronas de forma remota. Como metodologia para o mapeamento da compreensão dos alunos sobre a temática foram utilizados dois questionários, sendo um semiestruturado analisado através do método de análise de conteúdo por categorias não-apriorísticas e outro estruturado fechado. Os principais resultados alcançados foram: participação expressiva dos alunos, identificação de características provenientes do uso dos jogos, possibilidade de articulação dos conhecimentos e peculiaridades de sua utilização, além do desenvolvimento da ressignificação e de sua adaptação.

Palabras clave : Educação física escolar; Currículo; Jogos eletrônicos; Ensino fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )