SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Resenha do livro Educação Física e sexualidade: desafios educacionaisA etnografia pós-crítica como modo de pesquisar a prática pedagógica da Educação Física cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SILVA, Marcelo Andrade. Jogos eletrônicos e Educação Física: uma opção para os anos iniciais do ensino fundamental. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77451.  Epub 14-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77451.

O presente texto tem por objetivo relatar a experiência sobre a utilização de jogos eletrônicos como objeto de conhecimento no ensino fundamental, do 3º ao 5º ano, durante o período de pandemia de COVID-19, considerando o distanciamento social e realização de aulas síncronas de forma remota. Como metodologia para o mapeamento da compreensão dos alunos sobre a temática foram utilizados dois questionários, sendo um semiestruturado analisado através do método de análise de conteúdo por categorias não-apriorísticas e outro estruturado fechado. Os principais resultados alcançados foram: participação expressiva dos alunos, identificação de características provenientes do uso dos jogos, possibilidade de articulação dos conhecimentos e peculiaridades de sua utilização, além do desenvolvimento da ressignificação e de sua adaptação.

Palavras-chave : Educação física escolar; Currículo; Jogos eletrônicos; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )