SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Electronic games and Physical Education: an option for the early years of elementary schoolTheses and dissertations on the teaching of handball in Brazil: an overview author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

OLIVEIRA JUNIOR, Jorge Luiz de  and  NEIRA, Marcos Garcia. A etnografia pós-crítica como modo de pesquisar a prática pedagógica da Educação Física cultural. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e83001.  Epub Oct 17, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83001.

A etnografia tornou-se uma das formas preferidas de investigação no ambiente escolar em tempos recentes. Nos rastros de sua expansão, pesquisadores e pesquisadoras transformaram-na, atribuindo-lhe outras feições. Aqueles e aquelas que se ancoram nas contribuições da teorização pós-crítica passaram a ressignificá-la, dando vazão a novas produções. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é apresentar a etnografia pós-crítica enquanto perspectiva metodológica em pesquisas que envolvem a prática pedagógica. Para tanto, reunimos os argumentos teóricos que fundamentaram o surgimento da etnografia pós-crítica no contexto investigado, relatamos alguns resultados provenientes de seu emprego durante a investigação das aulas culturalmente orientadas de Educação Física em uma escola pública municipal paulistana e, por fim, indicamos possíveis contribuições para o debate a respeito das investigações sobre a prática pedagógica.

Keywords : Etnografia; Educação física; Teorias pós-críticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )