SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Juegos electrónicos y Educación Física: una opción para los primeros años de la escuela primariaTesis y disertaciones sobre la enseñanza del balonmano en Brasil: panorama general índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, Jorge Luiz de  y  NEIRA, Marcos Garcia. A etnografia pós-crítica como modo de pesquisar a prática pedagógica da Educação Física cultural. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e83001.  Epub 17-Oct-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83001.

A etnografia tornou-se uma das formas preferidas de investigação no ambiente escolar em tempos recentes. Nos rastros de sua expansão, pesquisadores e pesquisadoras transformaram-na, atribuindo-lhe outras feições. Aqueles e aquelas que se ancoram nas contribuições da teorização pós-crítica passaram a ressignificá-la, dando vazão a novas produções. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é apresentar a etnografia pós-crítica enquanto perspectiva metodológica em pesquisas que envolvem a prática pedagógica. Para tanto, reunimos os argumentos teóricos que fundamentaram o surgimento da etnografia pós-crítica no contexto investigado, relatamos alguns resultados provenientes de seu emprego durante a investigação das aulas culturalmente orientadas de Educação Física em uma escola pública municipal paulistana e, por fim, indicamos possíveis contribuições para o debate a respeito das investigações sobre a prática pedagógica.

Palabras clave : Etnografia; Educação física; Teorias pós-críticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )