SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Postcritical ethnography as a way of researching the pedagogical practice of cultural Physical EducationReflections on the integration of ICT in school Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

MADEIRA, Mayara Gonçalves; MORATO, Márcio Pereira; GRECO, Pablo Juan  and  MENEZES, Rafael Pombo. Teses e dissertações sobre o ensino do handebol no Brasil: panorama geral. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79682.  Epub May 22, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79682.

Este estudo teve como objetivo identificar o panorama de teses e dissertações sobre o ensino do handebol disponibilizadas no Banco de Teses da CAPES. Os trabalhos foram divididos e analisados de acordo com o ano publicado, tipo (tese ou dissertação), região do país e área de conhecimento (biodinâmica, pedagógica e sociocultural). A análise foi aprofundada na área pedagógica, por se tratar da temática específica deste estudo. Os resultados revelaram que as investigações sobre temáticas que envolvem o handebol é recente e apresenta maior número de dissertações em relação às teses. A região Sudeste possui maior volume de trabalhos, com destaque para a área biodinâmica, seguida da pedagógica e da sociocultural. Na área pedagógica foi possível encontrar predominância de estudos qualitativos, em diferentes contextos, com foco em questões de ensino-aprendizagem-treinamento.

Keywords : Revisão sistemática; Teses; Dissertações; Handebol.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )