SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64La etnografía poscrítica como forma de investigar la práctica pedagógica de la Educación Física culturalReflexiones sobre la integración de las TIC en la Educación Física escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

MADEIRA, Mayara Gonçalves; MORATO, Márcio Pereira; GRECO, Pablo Juan  y  MENEZES, Rafael Pombo. Teses e dissertações sobre o ensino do handebol no Brasil: panorama geral. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79682.  Epub 22-Mayo-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79682.

Este estudo teve como objetivo identificar o panorama de teses e dissertações sobre o ensino do handebol disponibilizadas no Banco de Teses da CAPES. Os trabalhos foram divididos e analisados de acordo com o ano publicado, tipo (tese ou dissertação), região do país e área de conhecimento (biodinâmica, pedagógica e sociocultural). A análise foi aprofundada na área pedagógica, por se tratar da temática específica deste estudo. Os resultados revelaram que as investigações sobre temáticas que envolvem o handebol é recente e apresenta maior número de dissertações em relação às teses. A região Sudeste possui maior volume de trabalhos, com destaque para a área biodinâmica, seguida da pedagógica e da sociocultural. Na área pedagógica foi possível encontrar predominância de estudos qualitativos, em diferentes contextos, com foco em questões de ensino-aprendizagem-treinamento.

Palabras clave : Revisão sistemática; Teses; Dissertações; Handebol.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )