SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Training to innovate in Physical Education: basis for production of innovation in basic educationPedagogical Residence Program: residents' experiences and perceptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

ARAUJO, Mauren Lúcia Braga de  and  MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação cidadã e saúde na Educação Física escolar: a humanização em tempos líquidos. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e82879.  Epub Nov 24, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82879.

O objetivo desse relato de experiência foi problematizar temas relacionados com a saúde nas aulas de Educação Física com uma turma de 2º ano do Ensino Médio, no primeiro semestre de 2021, durante o ensino remoto emergencial. A partir da produção pautada nas Ciências Humanas, foram debatidos com os discentes artigos que abordavam três temas geradores, tais como “corpo, saúde e padrões de beleza”, “esporte, atividade física e saúde” e “saúde, condições socioeconômicas, envelhecimento e diversidade”, rompendo a relação mecanicista entre exercício e qualidade de vida. Fazendo um diálogo entre as contribuições teóricas de Zygmunt Bauman, Boaventura de Sousa Santos e Paulo Freire, evidenciamos que esse projeto educativo problematizou uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre a saúde, na intencionalidade de ampliar a leitura de mundo dos estudantes, buscar a sua conscientização e a formação da cidadania em tempos líquidos, de avanço das políticas neoliberais e da individualização da vida.

Keywords : Modernidade líquida; Cidadania; Educação física escolar; Ensino médio; Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )