SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Citizen education and health in school Physical Education: humanization in liquid times"Do we need to see?": inclusive teaching practices in Physical Education at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SOUZA, Bruno Macedo  and  GOMES, Kalinca Pena. Programa de Residência Pedagógica: vivências e percepções dos residentes. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81112.  Epub Sep 23, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81112.

O objetivo desse trabalho é relatar a vivência e percepção de acadêmicos obtida com o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no núcleo de Educação Física 2 (EF), na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Foi utilizada neste relato de experiência a abordagem qualitativa, norteando toda a investigação e sendo realizada a partir das observações e relatórios das vivências dos autores com a residência. Os resultados obtidos com as vivências demonstram que no decorrer do PRP os residentes tiveram alguns problemas e dificuldades, estes principalmente relacionados a organização do programa e a realidade escolar, entretanto, foram identificadas experiências docentes benéficas. Mesmo tendo alguns empecilhos, o PRP mostrou-se de grande importância para os residentes que se tornarão professores, visto que necessitam ter conhecimento do espaço que será seu futuro ambiente profissional, vivência esta proporcionada pela residência.

Keywords : Formação inicial de professores; Atuação profissional; Residência pedagógica; Educação física; Docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )