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Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SOUZA, Bruno Macedo  e  GOMES, Kalinca Pena. Programa de Residência Pedagógica: vivências e percepções dos residentes. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e81112.  Epub 23-Set-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81112.

O objetivo desse trabalho é relatar a vivência e percepção de acadêmicos obtida com o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no núcleo de Educação Física 2 (EF), na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Foi utilizada neste relato de experiência a abordagem qualitativa, norteando toda a investigação e sendo realizada a partir das observações e relatórios das vivências dos autores com a residência. Os resultados obtidos com as vivências demonstram que no decorrer do PRP os residentes tiveram alguns problemas e dificuldades, estes principalmente relacionados a organização do programa e a realidade escolar, entretanto, foram identificadas experiências docentes benéficas. Mesmo tendo alguns empecilhos, o PRP mostrou-se de grande importância para os residentes que se tornarão professores, visto que necessitam ter conhecimento do espaço que será seu futuro ambiente profissional, vivência esta proporcionada pela residência.

Palavras-chave : Formação inicial de professores; Atuação profissional; Residência pedagógica; Educação física; Docência.

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