SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Programa de Residencia Pedagógica: experiencias y percepciones de los residentesPerspectivas sobre las mujeres en el campo del fútbol femenino / fútbol sala: lo que muestra la investigación en revistas nacionales. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

RAFAEL, Leandro Soares Assunção  y  FERNANDES, Gyna de Ávila. “É preciso ver?”: práticas de ensino inclusivas na Educação Física escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e75809.  Epub 10-Mar-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e75809.

O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência proveniente da imersão docente de Residentes do Programa Residência Pedagógica (RP) -UFMG. Tem como objetivo apresentar a organização de um projeto de ensino, nomeado “É preciso ver?”, e suas estratégias de inclusão para uma turma de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Inicialmente se apresenta o contexto em que se deu a elaboração do projeto. Depois, o percurso metodológico e de planejamento do projeto de ensino. Por fim, se reflete e relata três ações inclusivas, a saber: a) estratégia diagnóstica; b) estratégia de ensino; e c) estratégia avaliativa. Essas, lançam luzes às possibilidades de práticas inclusivas na Educação Física escolar construída por meio de uma demanda de ensino proposta aos Residentes no fim do programa.

Palabras clave : Educação física escolar; Inclusão escolar; Projeto de ensino; Estratégias; Relato de experiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )