SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Chalking up space for women in artistic gymnastics: the consolidation of uneven bars between the years 1952-1964Mirror, mirror on the wall, what body is that, which is not mine? Scientific production on feminine body, Physical Education and media author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

PEREIRA, Dimitri Wuo. Fundamentação teórica na graduação de professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78283.  Epub Apr 23, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78283.

A Filosofia é um campo de conhecimento que estimula a reflexão, a crítica e o pensamento racional do ser humano para reconhecer suas atitudes e avaliar seus comportamentos. Na Educação Física brasileira ela ocupa pouco espaço na formação de professores, seja pela cisão corpo e mente, ou pelo destaque a uma formação mais voltada às Ciências Naturais. Este ensaio pretende colocar alguma luz neste problema analisando as teorias da área que devem fazer parte da formação de professores e que por diversos motivos estão ausentes na graduação. As teorias estão divididas em quatro paradigmas cada qual com um conjunto de ideias. Esta diversidade de opções foi discutida pelo pensamento complexo de Edgar Morin, apontando o distanciamento entre as correntes filosóficas e as aulas de Educação Física no ensino básico.

Keywords : Formação; Teorias; Educação física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )